Programas Brasileiros

O manto Programas Brasileiros tem a tessitura de 15 programas da Mostra Brasil que reúne filmes que se aquilombam numa aposta curatorial diversa, coletiva e de apuro afiado, resultando no acolhimento não apenas dos filmes que vibraram mais consensuais, bem como das obras que se revelaram maravilhosamente improváveis.

Alguns curtas brasileiros também compõem outros programas numa interseccionalidade com a produção internacional, como a Mostra Limite, que ousa filmes mais experimentais, o programa Nocturnu, de pura sinestesia a partir do fantástico e do terror, e o programa Por uns Minutos a Mais, que compila médias-metragens que se destacam pelo requinte técnico e temático.

Diante do compromisso inalienável com a formação pedagógica da Associação Cultural Kinoforum – tanto na instrumentalização de novas gerações de cineastas como na sensibilização de novas audiências –, a Mostra Brasil traz também um programa especificamente composto por filmes de oficinas. Ademais, ao longo de seus quinze programas, foram semeados filmes de conclusão de curso que concorrem ao Prêmio Revelação.

De um universo de 617 filmes inscritos, foram selecionados 68 títulos de 13 estados mais Distrito Federal que apontam avanços e desafios tanto de representatividade de raça, gênero e sexualidade, quanto de capilaridade regional. No entanto, primeiramente é preciso entender por que quase um terço das obras inscritas não desejaram informar dados de cor, gênero e orientação sexual.

Assim, considerando o conjunto de obras que apresentaram essas informações, a presente edição dos Programas Brasileiros traz por um lado o diagnóstico de que ainda não houve reversão do hiato das múltiplas desigualdades do cinema nacional nem no universo dos curtas-metragens, que tem sido a vanguarda na implosão de alguns tetos de vidros. E, por outro lado, traz também a face de um Brasil inevitável em sua potência de realização num cenário mais alvissareiro de políticas públicas de fomento.

carregando...

carregando...